Inspirações

ESTILO RÚSTICO

O Estilo Rústico é normalmente associado às casas de campo, porém não há regra absoluta quando se trata de estilo, nada impede de você adaptar sua casa de praia ou apartamento com apenas alguns elementos como, pedra, cal, barro, couro, cimento e metal não polido esses são referência no Estilo Rústico.

As vigas de madeira aparentes, paredes irregulares e muita madeira também fazem parte desse estilo, com esses materiais você consegue deixar sua casa com muito aconchego e conforto.

Os elementos rústicos contribuem e provocam a sensação de simplicidade e nostalgia ao ambiente. Com o aumento das pessoas em casa, muitas delas, buscam hoje um refúgio, adaptando suas casas com ambientes que relembre a natureza. E nada melhor que a decoração rústica para se ter essa proximidade com o natural.

Se você procura esse estilo natural, amigável e que reflete sua personalidade de maneira integral, o rústico é para você. Vamos entrar nessa tendência de decoração e mostrar algumas dicas de como deixar o ambiente rústico e lindo.

O estilo rústico é recheado de materiais puros, desses que você bate o olho e na hora você se imagina em uma floresta, uma caverna ou em um rio. E para dar essa sensação, alguns materiais possuem características específicas, como a pedra, a palha, o algodão, o linho, o couro, a cerâmica, o ferro e principalmente a madeira.

Se for utilizar madeira, escolha as madeiras mais pesadas, as vigas são protagonistas para delinear o teto. Já a iluminação mais quente e irregular destacam o ambiente.

A paleta de cores no estilo rústico é composta pelo branco-sujo, os tons terra ou tonalidades pastel bem claras. Os pontos de cor aparecem nos têxteis. Invista no xadrez, floral, listras, patchwork, algodão e chita. A mistura desses vários padrões é a essência do estilo rústico. As peças antigas, com personalidades e histórias, fazem parte desse estilo, quanto mais velhas forem as peças, melhor.

Os móveis antigos e rurais trazem marcas do passado. As camas geralmente são pequenas e estreitas, mas, por sua vez, guarda-roupas, cômodas, baús e mesas são de dimensões maiores. Os sofás são confortáveis e cobertos de almofadas e mantas. É comum também a presença de cadeiras de balanço na decoração em estilo rústico.

Os vernizes e peças brilhantes não são bem vindas neste estilo, prefira as foscas. Os móveis e peças de decoração podem ser pintados ou deixados em seu estado original. Não se preocupe com os acabamentos, as imperfeições são bem vindas e compõe um lindo cenário.

As paredes podem revelar seu aspecto natural, quer ele seja pedra ou tijolo. Portanto, aposte também em paredes revestidas por madeira natural ou então pintadas em tons claros. O piso de madeira é típico do estilo rústico. Quando o assunto for tapetes, escolha modelos simples em algodão, sargaço ou fibra de coco. Nas janelas, a ordem são cortinas leves, simples, em tons claros e discretos.

As flores do campo são um complemento importante nos ambientes decorados no estilo rústico, as velas dão seu charme com lanternas estilo jardim.

Na cozinha, dê um toque de informalidade e aconchego usando na decoração objetos do dia a dia. As jarras de vidro, louça antiga, objetos em cobre, colheres de pau, latas, cestos, palha e peças artesanais são bem vindos.

E quando o assunto é organização, o estilo rústico pede prateleiras abertas. Deixe os utensílios à mostra, os de cobre são encantadores.

Para os amantes do estilo e de cores mais vivas, uma das alternativas é utilizar o branco como base para toda a composição. A dica é combinar elementos de toque natural ou estruturas expostas com peças ou revestimentos de estética oposta, criando assim, um contraste interessante.

Agora que já conhece um pouco mais da decoração com o estilo rústico, você já pode começar a dar uma cara diferente ao seu ambiente. Abaixo, mais alguns ambientes para inspirar você.

Se você está pensando em receber, organizar alguma festa, e o tema será no Estilo Rústico, segue abaixo dicas para seu evento ser um sucesso de aconchego.

Já falamos acima que a naturalidade é imprescindível para esse tema, e quando falamos de naturalidade queremos dizer que é necessário ter elementos da natureza para seu evento. Nos EUA muitos dos casamentos, aniversários rústicos são realizados em celeiros, mas você pode optar por uma chácara, galpão, casarão antigo, vinícolas, sem precisar de muita decoração.

As mesas de apoio podem ser decoradas com madeira, corda e flores do campo. Veja abaixo como ficam lindas com opções de pãezinhos, antepastos e recheios diferentes. O mesmo para os doces e bebidas.

Opte por mesas de madeira e as deixe aparente, use jogos americanos de renda e talheres finos para contrastar o rústico com o delicado. A mistura desses dois elementos produz ambientes ricos em detalhes dando originalidade com seu toque pessoal.

Rústico até na comida? Sim! O que eu posso servir?

Uma das grandes preocupações de todo anfitrião é a alimentação no dia do evento. Para cuidar e servir da melhor forma seus convidados você precisa adequar sabores e preferencias.

Misturar e inovar em cima de cada detalhe do cardápio, prezando ingredientes naturais, orgânicos e o charme da finalização do canapé à sobremesa. Com a possibilidade de adequar sabores e preferências.

Jamais esquecer dos convidados vegetarianos. Desde os canapés ao prato principal (e uma saladinha é fundamental).

Mais que 3 pratos quentes (quando volante) não é preciso, e se for em Réchaud priorizar massa, carne, frango. Não esquecer das saladas e acompanhamentos. Combinação que não tem erro.

Um ponto de apoio de bebidas na festa é perfeito. Os convidamos ficam à vontade ao circularem pela festa.

Algo muito importante é não esquecer das lembrançinhas. Uma ótima dica rústica são os artesanatos, um vidro de pimenta, de azeite até mesmo uma suculenta em vaso de barro, vão fazer toda a diferença e você fecha seu evento com chave de ouro.

A melhor festa é esperar por ela, então curta cada momento do seu evento. Não esqueça dos detalhes, são eles que vão fazer a diferença.